terça-feira, setembro 28, 2010

"Antigos espíritos do mal...."

Meus amigos e minhas amigas...nunca antes na história deste blog, eu publiquei 2 post em menos de 48 horas!!!!!!! FOTÓGRAFO EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO É DUROOOO!!!!!!!
Agora, vamos ao que interessa!

Ahhhh quem foi criança nos anos 80 sabe bemmmm o que a frase do título significa!!!
Simmmm, ele, o incansável MUUMMMM RÃAAAA! Que ao falar a poderosa frase: "Antigos espíritos do mal, transformem esta forma decadente em Mummmm Rãaaaa....O IMORTALLLLLLL".
Tá bom tá bom! Vai que vc veio ao mundo nos 90, e não sabe nada sobre os Thundercats...então veja como uma múmia decadente vira um ser cinza anabolizado que solta raios pelas mãos!

http://www.youtube.com/watch?v=H3FOZiDFEOY

Pois bem, neste post vou falar um pouco sobre os processos transformatórios...na fotografia publicitária!

Aconteceu semana passada...me contrataram para fotografar o cardápio de um restaurante! OBA!!!!!
Como ouvi da minha assistente "este é o tipo de fotografia onde o fotógrafo pode comer as modelos". Me nego a escrever o que foi que eu respondi....
ADORO FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS!!!! E estava precisando dar uma renovada no meu portfólio nesta área, então juntei a foto com a vontade de comer. Sacaram? ein ein!? Viram como sou original...criativo...

Bem, acontece que eu já freqüentava o restaurante em questão, e na boa gente...os pratos deles são muito bons MESMO! Mas, uma pessoa da agência de publicidade encarregada de criar os novos cardápios me mandou uma lista com os pratos a serem fotografados e....fotos de celular dos mesmo.

Agora preciso da imaginação de vocês ok. Chego em casa, e pelo celular já vejo que tenho novos e-mails...
"Opa, o cara mandou as fotos...vamos ver....Ahhhhh la pirinola....Ok...uau...entendi..."



Bom, como falei anteriormente, conheço o lugar, e sei que os pratos são realmente muito bons e gostosos, mas digamos que esta produção fotográfica não colaborou muito com eles!
Nada contra aqui com a pessoa que fez a foto!!!! Não era intenção dela fazer uma foto bonita, apenas DOCUMENTAR o que é o prato, para que eu soubesse depois o que fotografar.
E bem...ele cumpriu com a missão dele! PONTO!

Mas ao que eu vou me concentrar aqui é...FOTOGRAFIA NÃO É UMA ARTE FANTÁSTICA?

Vejamos....o mesmo prato, no mesmo lugar...e mudando a iluminação somada a uma atenção a detalhes técnicos e artísticos temos uma imagem bem diferente! Sem recursos de pós-edição, como Lightroom ou Photoshop (sorry Adobe people...), apenas invocando ossssssss..........

"ANTIGOS ESPÍRITOS DA LUZ...TRANSFORMEM ESTA FORMA DECADENTE EM ALGO DELICIOOOOSOOOO" 


PS: E DE QUEBRA FAÇA COM QUE A CERVEJA PAGUE A IMPRESSÃO DOS CARDÁPIOS hehehe!






Sim, esta foto foi feita com uma das melhores câmeras e lentes do mercado e uma lâmpada de 250W. Isso proporciona maior nitidez, curva de cores, latitude de exposição, tamanho de ampliação, etc etc, mas...não tem o botão "faça-se a luz".
Esta foto poderia ser feita com um celular? Sim...não teria a mesma qualidade claro, caso contrário eu não gastaria o valor de um bom carro em equipamentos fotográficos.
Se tivesse sido feita com um back digital de 60 MP teria mudado muito? Não...teria mais info nas sombras...melhor curva de cores e permitiria um tamanho incrívelmente absurdo de impressão mas...pro cardápio A4 do restaurante...21 MP dão com muita sobra conta do recado.

Bom, novamente caros leitores...temos o caso onde não é a quantidade de MP ou x de zoom quem resolve, e sim COMO UTILIZAMOS OS ELEMENTOS QUE TEMOS, especialmente o elemento primordial da fotografia...a LUZ!

Nenhum comentário: