quinta-feira, outubro 21, 2010

Você vira fotógrafo ou nasce fotógrafo?

"To be or not to be...". WHAT A FUCK!!!

Este post tem tudo para ser um dos mais polêmicos que escrevi até agora, mas como os anteriores, eles são um registro de pequenos eventos que vou acumulando nos últimos dias ou que ficaram latentes por meses.
E para falar bem a verdade...não sei bem por onde começar, pese que na minha cabeça a resposta à pergunta que está no título do post é bem clara.
Pese algumas mentes...menos favorecidas não entendam que FOTOGRAFIA É ARTE bem... FOTOGRAFIA É ARTE! Sendo assim, precisamos antes falar um pouco sobre O QUE É ARTE?

ARTE: ARTE MARCIAL>ARTE DE AMAR>ARTE DE ESCREVER>ARTE DE PINTAR>ARTE DE DIRIGIR>ARTE MUSICAL>ARTE DE DANÇAR>ARTE DE VIVER>ARTE DE COZINHAR>ARTE DA ENGENHARIA>ARTE DE MATAR>ARTE DE FAZER MERDA!

Achei uma definição de arte pelo Google e achei bem interessante! Vejam:

"A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar."

Faltou algo...mas deixarei pro final!

Bom, posto isso, quero também citar aqui algumas frases de grandes artistas e/ou pensadores sobre este tema:

Para mim, uma paisagem não existe por si só, visto que sua aparência muda a todo instante; mas a atmosfera que a cerca a concede vida - a luz e o ar que variam continuamente. Para mim, é somente a atmosfera ao redor que revela seus verdadeiros valores. - MONET

Eles pagavam 10 dólares a hora (por posar nua) e no Burger King eles pagavam $1,50. Eu vivia dizendo: 'Isso é pela Arte'. MADONNA

Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor. MOZART

A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade. PICASSO

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. LEO DA VINCI


Bem, acho que já estamos bem de "preliminares". Isto é um blog de FOTOGRAFIA certo? Vamos às fotos então!! Mas por agora, não serão minhas...

Eu tenho um "case" quando falo deste assunto! KAKA! 
Este adorável ser humano, moradora da calma e pacata cidade de São Paulo, super culta, trabalha com moda e dona de um humor doce como ácido clorídrico TEM UM PUUUUTA DOM ARTÍSTICO!


Certo dia estávamos sem nada pra fazer, e saímos pra fotografar um belo dia de sol no IBIRAPUERA!
Ela pegou minha câmera "reserva", e apenas com uma explicação de...3 minutos, ela fez imagens MUITO BOAS, como estas:



























Bom...encantado com o resultado da minha jovem "padawan"...no dia seguinte dei pra ela o que das suas palavras foi "o melhor presente que ganhei na vida!!!".Comprei uma Nikon EM (de 1980 possivelmente). 


KAKÁ COM SUA NIKON VIROU FOTÓGRAFA?
OU SERÁ QUE ELA NASCEU FOTÓGRAFA?


Aproveitando a famosa marca acima citada certa vez eu li que:


"comprando uma Nikon, vc não vira fotógrafo. Vira um dono de Nikon".
Algo como se ao ganhar uma Fender...vc virasse guitarrista. Eu ganhei uma mês passado, e garanto que estou longe de tocar UMA música!


Portanto acredito que como em qualquer outra forma de arte, vc nasce ou não nasce com isso!
Arte não é apenas "criação humana com valores estéticos..." ou "conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras"! 
Técnicas, podem ser ensinadas numa escola, num curso, num livro, numa palestra, etc...


ARTE...na minha opinião é uma mistura de sentimento, instinto e um amor incrível que vem láaaaaaaaaa do nosso interior e interage com o exterior (e vice-versa). Tanto faz se ela é expressa por som, escrita, imagem, movimento, comida...o que seja!


E todos nós, temos uma habilidade! Temos afinidade com uma forma de arte.
Não se mate se vc (como eu) não consegue fazer a porra do C#m7/B!!!!!!! Não é culpa da guitarra...nem do fdp do Eric Clapton!
Garanto que vc tem outro talento! Se não encontrou ainda o seu, tá faltando algo na sua vida pra vc se preocupar!!
No meu caso, acho que ficou fácil saber o que era desde pequeno não!?




Depois a coisa foi mudando...mas nem tanto:


Foto: W


Portanto meus caros, finalmente respondendo à pergunta inicial deste post:


COM UMA CÂMERA, CURSOS E LIVROS VOCÊ APRENDE A FAZER MELHORES FOTOS!


VOCÊ PODE NASCER COM DOM ARTÍSTICO, MAS NÃO NASCE FOTÓGRAFO!
PORÉM:


EQUIPAMENTOS + APRENDIZADO + TREINO + TREINO + TREINO + TREINO + TREINO + TREINO + TREINO + SUOR + SUOR + SUOR + SUOR + SUOR +SUOR + SUOR + DOM ARTÍSTICO + PAIXÃO = FOTÓGRAFO! 


Tenho que agradecer muito deste blog à minha fiel assistente Themis, que após longas conversas sobre técnicas, cursos, profissão e ver o trabalho de Mestres Jedi como Frans Lanting e Steve Mc Curry (que arrancaram um mix de lágrimas de emoção e desespero) as idéias foram surgindo!
Mês passado fomos com alguns amigos que também gostam de fotografia pro Cânion Guartelá no PR. E acho que esta foto resume bem  o que está acima descrito.




Esta foto não foi possível pq uso uma câmera de 21.1MP top de linha...apenas.
Eu fiquei pensando, andando, subindo, descendo, enquadrando, experimentando, pensando, esquecendo que tava com calor, com sede e com fome e sentindo, vibrando com o exterior.
E pq na noite anterior assisti um documentário no History Channel sobre o universo, supernovas e buracos negros. E aí...a foto nasceu!


E para minha amiga Pryscila que insistiu que eu postasse este tema hoje:


É o problema que temos, todos os desenhistas. Talvez, no início muitos de nós queremos chegar a ser artistas. Mas a arte, para mim, é algo que faz vibrar por dentro - QUINO

Muito obrigado pelo seu tempo!
Comente sempre que possível.


2 comentários:

Pryscila disse...

AMO suas postagens recheadas de humor ácido, inteligente, com muito conteúdo e informação. Pouca gente tem coragem de expor idéias contundentes como esta. Parece coisa de seleção genética, mas quer saber? Eu concordo com isso. Já leu Admirável Mundo Novo, em que os fetos eram programados para que executassem determinadas tarefas? Poizé... Vai saber o que minha mãe andou fazendo na minha gestação para que eu me tornasse cartunista... E a tua mãe que gerou um fotógrafo?! Bueno, este post me pareçe familiar. Concordo em tudo.

Você não procura o blues. Ele é que vem até você.

Beso, mestre!

Themis Salem disse...

Pablo!
Eu não sou muito de falar o que se passa aqui dentro. Isto, talvez, porque quando eu começo a fazê-lo, eu choro. Por isto a escrita se curva frente a mim... e com ela eu faço meus esfarrapos...
Desejo um dia poder imprimir em um suporte sensível qualquer (digital, analógico, químico, humano, sintético, natural, sinestéstico, abrangente ou, meramente, pontual) esta experiência animalúxica que tem sido conviver contigo e aprender o que de mais divino existe em um ser humano...
[snif... snif... atchim!]
Blah, fala sério... chega de rasgar seda! Você já se acha um monte... Assim, você ficará impossível... huahuahua...
Bjo, queri!
The