domingo, setembro 26, 2010

Mas e quanto será que eu cobro????

LAAAAAA REPUTISIMA MADRE QUE LO REMIL PARIÓ!!!!!!


Quando eu digo essa profunda frase que surge lá do interior da minha porteña alma significa que alguma coisa me tirou do sério...e como tirou!
Neste caso, por perder um "job" bem interessante. Não por incompetência, orçamento caro ou qualquer coisa do gênero. Isso faz parte da vida profissional. Eu perdi pro famoso "FDP" (Fotógrafo Digital Precário)!!!!!!
Você gasta seu precioso tempinho levantando as melhores opções custo-benefício pra seu amado cliente, pensando em como entregar o MELHOR SERVIÇO pelo MELHOR PREÇO, liga pra cá, pra lá, vai na loja ver quanto custa isso ou aquilo, pede emprestado aquele item que tornará sua foto fantástica e agregará VALOR ao seu produto e ai vc feliz da vida, manda o orçamento ao seu cliente!
Ansiedade e surpresa! O cliente não retorna! Não diz sequer..."recebi seu orçamento. Vamos analisar e lhe damos resposta".
Caramba, será que ele recebeu? Será que tá caro? será que ele tava só de onda, querendo ver quanto custa? Deve ser a vingança do vendedor da FAST SHOPP, que eu fui lá ver certo equipamento, e mandei vir via "paraguay connection"....
NÃOOOOOOOO!!!!! PERO LA REPUTISIMA MADRE QUE LO REMIL PARIÓ!!!!!!
FOI O FDP!
Esse ser de câmera em mãos, que não faz a menor idéia do que seja ARTE e PROFISSIONALISMO, e mandou um orçamento de DUZENTÃOOOOO (pra fotos publicitárias ok...)!!!!! Com BV e NOTA FISCAL (emprestada) claro!
É isto que eu gostaria de fazer com vc meu caro!!!

Bom, pronto! Falei! Soltei! Coloquei pra fora! UF UF UF! Agora posso falar deste assunto, de outra maneira.

PREÇO X VALOR!

Vamos imaginar uma situação....
Você está andando pelo centro de São Paulo, e está com sede. Decide parar numa lanchonete da "máfia do pastel" (chineses não me matem por favor...mas é verdade..admitam!!! vcs controlam o mercado de pastel) e pede por uma garrafinha de Coca-Cola! Ahhhhhhhhhh
Quanto você paga por ela? R$ 1,50? É justo? Você pagaria R$ 15,00?
Muito provavelmente não, devido ao fato que há 10 lanchonetes/quadra em São Paulo, e você não está com sintomas de desidratação!
Agora, imagine que você está em uma trilha...andando há horas...sob um sol de 45 oC...e não há nada por perto...sua cabeça dói...garganta totalmente seca...pés pesados...e de repente aparece um "buteco" e ele apenas tem 1 garrafinha de Coca-Cola...por R$ 15,00. Bem...vc vai reclamar mas...vai pagar!

O preço da garrafinha na realidade é o mesmo, mas o valor...não! Ou seja, ela custou o mesmo pra Coca-Cola fabricar, mas outros fatores AGREGARAM VALOR.
Não sei se acadêmicamente falando este exemplo é lá muito "didático" mas vamos passar pro mundo da fotografia!!! Como é exemplo, vou exagerar um pouco ok....

Imaginemos que uma empresa "Z" precisa de fotos da sua nova coleção "K" e quer anunciar isso. E ela pede um orçamento de um CATÁLOGO de 30 fotos para 2 fotógrafos...

Um deles é um "FDP" e o outro...outra! Annie Leibovitz!

Bom, ambos usam o MESMO EQUIPAMENTO! Ou seja, se eles têm R$ 10.000 em equipamento, o custo anual e depreciação é exatamente igual para os dois!

Bom, Annie apresenta (é exemplooooo tá!) R$ 8.000 e o "FDP" sedutores R$ 800!!!!
O que faz com que tenhamos uma diferença na magnitude de 10x!?!?!??!

Além de coisas OBVIAS como: CUSTOS FIXOS, PAGAMENTO DE PROFISSIONAIS, PRODUÇÃO
Porém existem outras, não tão obvias, como: qualidade técnica e artística do fotógrafo e da sua equipe! E como disse certa vez Pablo Picasso: "A qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que traz consigo".

É necessário produzir um material que impulsione as vendas do meu cliente! Que torne o produto dele interessante para a compra, e fatalmente VALORIZE o trabalho do fotógrafo!
é função do fotógrafo AGREGAR VALOR ao produto do cliente! E isso...custa!
E como MENSURAR isso é um grande desafio! Não existe tabela! Bom, existe...mas ela não se aplica em certos casos...

Como assim? Bem, com muito menos que o "FDP"...Annie faria estrago!
Então além dos CUSTOS (iguais pra Annie e pro "FDP")...além das diferenças Técnicas e Artísticas (leia-se iluminação, conceito, profissionalismo em geral) temos o "CURRÍCULO" da Annie...
A bagagem dela é grande...e isso pode custar mais caro, mas vai agregar enorme valor ao produto do nosso cliente "Z".
Inclusive "Z" vai poder promocionar o material com algo do tipo "nova coleção K by Annie Leibovitz".

Tá legal...mas como eu, mero mortal, meço isso???????? Qual o valor que eu posso agregar? quanto eu vou cobrar?
Meu caro colega...cobre o que você acha justo, MAS POR FAVOR...NÃO PAGUE PARA TRABALHAR!
É normal, quando não temos portfólio, fazer trabalhos "0800 - PHOTO". Todo mundo DEVE fazer isso, para ter oportunidades de desenvolver projetos interessantes, e fazer nome no mercado, mas isso alcançado...CHEGA! é necessário deixar sua MARCA no mercado, mas não prostituir o mesmo!
NÃO ABAIXAR AS CALÇAS! NÃO EXECUTAR SEMPRE O QUE O "MERCADO PEDE", PQ MUITAS VEZES...ELE NEM FAZ IDÉIA DO QUE QUER!
Me diga hoje se é possível saber quem fez a foto da campanha da empresa "Y"???? na minha opinião as fotos publicitárias estão com a mesma cara...parece que se criou um padrão, e todos seguem esse padrão.
Mas isso é papo pra outro post...

Essa "rebeldia" vai custar mas...conversando com fotógrafos bem-sucedidos hoje, vemos que é a regra de certa forma!
Vejam o que Bob Wolfenson diz aqui: http://www.youtube.com/watch?v=2RnaRtYfMrk

VALORIZE SEU TRABALHO! NÃO ENTRE NA ONDA DE FAZER LEILÃO!
Nós fotógrafos vendemos um trabalho ARTÍSTICO! Não vendemos PAPEL!
Nós vendemos um serviço. Nós vendemos emoções! É muito diferente de vender um produto que custa R$ 10 e é vendido por R$ 20 a R$ 40 em função da lei da oferta e da procura!
E é nisso que muitos tentam colocar nosso trabalho. Lei da oferta e da procura! NO FUCKING WAY!
Um click pode valer R$ 2 ou R$ 20.000. Depende do VALOR do que estamos oferecendo!

Para pensar...
Empresas gastam rios de dinheiro em MÍDIA! Tv, Revista, Outdoor, etc....e os trocos sobram pra PRODUÇÃO!
Não seria mais interessante gastar na produção de um material TOP, e ir investindo gradualmente em mídia, com o retorno que esse mesmo material gerou?
Qual o valor agregado ao produto, divulgando uma foto horrível, ou um video ridículo?! É valor DESAGREGADO!

Para finalizar, uma história pessoal. Mais uma...

Certa vez, um cliente me pediu um orçamento para fazer uma foto em locação.
Bom, mandei R$ 1.000 se não me engano.
Quando liguei, ouvi algo do tipo "Poooorraaaaaa mas mil reais por uma FOTOOOO!!?!?!??!?!"
Alguém aqui tá fazendo aquela cara de "Aiiii"??????????????? Familiar?
Neste caso...não me interessava fazer este serviço por menos, pois sabia que poderia PAGAR pra TRABALHAR...
Havia lido uma anedota numa revista, e transportei isso à situação.
Mandei um novo orçamento!!!!!
FOTO - R$ 1,00
SABER FAZER A FOTO - R$ 999,00
DESCONTO - R$ 1,00 (a foto é cortesia)

Claro que não peguei o trabalho...mas me diverti e mais tarde, o mesmo cliente me procurou pra fazer um trabalho visto que a natureza se encarregou de mostrar a ele que o "FDP" não resolvia o problema dele.

Bom, é isso ai! Agora ao trabalho!


Um comentário:

Anônimo disse...

Perfect!!!

Mari Braatz