sábado, julho 30, 2011

ELEMENTOS DA FOTO - EXPOSIÇÃO

Hola meus caros! Após falarmos em COMPOSIÇÃO no post anterior, vamos tratar de um fator absurdamente importante na realização de uma foto!

A EXPOSIÇÃO!

A exposição é basicamente a combinação de três ajustes da câmera:

- VELOCIDADE DE CAPTURA
- ABERTURA DE DIAFRAGMA
- ISO

Vamos tratar deles separadamente e no final, tratamos das suas combinações!

a) VELOCIDADE de CAPTURA

As câmeras fotográficas permitem registrar momentos que acontecem entre milésimos de segundo a horas! A variação na velocidade pode fazer com que você tenha uma foto que "congela" o movimento, ou algo "mexido". Vejamos a seguir alguns exemplos de diferentes velocidades de captura:

Detonação em pedreira - vel: 1/8000 segundos
A foto acima é o registro do que ocorreu em 0,000125segundos! Dessa forma, podemos ver as pedras voando para o alto, congeladas!
Por outro lado, podemos aumentar o tempo de exposição para mais segundos, como na foto a seguir, onde o tempo de exposição foi de 30 segundos!

Ondas no mar durante amanhecer. 30 seg de exposição
Notem que ao deixar o sensor exposto durante 30 segundos, a câmera registra um movimento "borrado" das ondas e as nuvens. É um efeito artístico interessante, porém se a intenção fosse fazer um retrato mais fiel do mar, seria melhor diminuir o tempo de exposição para centésimos de segundo, como vemos a seguir:

Reflexo do Sol no mar - 1/640 segundos

b) Abertura de Diafragma

Bom, temos aqui um ajuste maravilhoso! É um ajuste que funciona da mesma forma que a nossa pupila, que regula a entrada de luz nos nossos olhos! O DIAFRAGA regula a entrada de luz na câmera fotográfica!
Acontece que esse não é o único efeito colateral da abertura de diafragma! Esse ajuste é fundamental em algo que conhecemos como profundidade de campo!
Bem, para tentar tornar isto mais didático, vejamos este exemplo:

Temos uma sala, onde entram 100 pessoas!
Esta sala possui uma porta, que pode ser aberta de forma a permitir que entrem 1 pessoa por segundo, ou 10 pessoas por segundo.

Bem, se a porta estiver aberta em 1 pessoa/s, ela ficará cheia em....obviamente 100 segundos!
Da mesma maneira, se ela estiver aberta em 10 pessoas/segundo, ela lota em apenas 10 segundos!

Abertura de diafragma é +/- isso!! controlamos a abertura pelo NRO "f".

Os valores de f podem variar, de aberturas muito GRANDES, como f 1.2, f2.8, f4 até aberturas muito pequenas, como f22 e em algumas câmeras técnicas f45 e até mais!
Na realidade o "f" é uma relação entre a distância focal da lente, portanto QUANTO MAIOR O NRO f MENOR A ABERTURA DO DIAFRAGMA.

Então, vamos observar duas fotos, feitas no mesmo local, com diferentes ajustes!



Portanto como vocês podem ver, brincar com o NRO "f" tem seus efeitos colaterais!
Na foto em f2.8 o foco é muito limitado, e a velocidade muito rápida!
Na fot em f 8.0 temos maior profundidade de campo, e o tempo aumenta significativamente (quase que 10x).

Temos dessa maneira:

f MAIOR, abertura MENOR - temos maior profundidade de campo - precisamos de mais tempo 


f MENOR, abertura MAIOR - temos MENOR profundidade de campo - precisamos de menos tempo

No exemplo das flores, a velocidade necessária de 1/125seg foi suficientemente rápida para garantir que esta foto fosse feita sem necessidade de tripé, mas notem que dependendo da velocidade se não utilizarmos um tripé e/ou nosso tema estiver em movimento certamente nossa fotografia SAIRÁ BORRADA/TREMIDA!
Aí você me olha com cara de "e vc acha que eu vou lembrar de tudo isso?!" e ainda pergunta "puxa, mas eu quero profundidade de campo e velocidade! O que eu faço????"

Ok pequeno gafanhoto! Nosso último recurso! Vamos elevar o ISO!

c) ISO

Lembram do dilema que era comprar filme? A vendedora da loja, falando qualquer besteira, pra te empurrar o ASA 400...e vc comprava aquele filme de 36 poses, que durava 3 viagens de férias, e a última foto era aquela coisa ridícula, do cachorro comendo, só pra terminar o filme!!!
Esse momento nostálgico - patrocinado por KODAK  e FUJI - hoje foi substituído por um ajuste na câmera, chamado ISO!

O ISO determina a SENSIBILIDADE do SENSOR à LUZ!

ISO BAIXO: 50, 100, 200 - POUCO SENSÍVEL À LUZ! MELHOR QUALIDADE DE IMAGEM


ISO ALTO: 400, 800, 1600, + - MUITO SENSÍVEL À LUZ! MENOR QUALIDADE (RUÍDO)

Voltando ao  exemplo da sala com a porta, o fato de alterarmos o ISO, equivale ao fato da sala que antes precisava de 100 pessoas pra lotar, precisar de 50, ou de 200, ao alterarmos esse ajuste.
Ou seja, se alterarmos o ISO de 100 para 200, será necessário METADE da luz que usamos em ISO 100. Se mudarmos pra ISO 400,com apenas 1/4 da luz que precisamos em ISO 100, termeos a exposição correta.

Isso pode ser muito útil em algumas situações, quando queremos profundidade de campo e velocidade ao mesmo tempo!
Voltando à foto da detonação, eu precisava de profundidade e velocidade! Em ISO 100, eu teria uma qualidade excelente de imagem, porém se fosse usar f11, a velocidade seria de apenas 1/250 segundos - insuficiente pra "congelar" as pedras no ar.
Portanto, passei o ISO pra 1600, com isso a velocidade foi para incríveis 1/8000 segundos!!!
Ou seja:

ISO 100 - 1/250
ISO 200 - 1/500
ISO 400 - 1/1000
ISO 800 - 1/2000
ISO 1600 - 1/4000
ISO 3200 - 1/8000

No caso das câmeras digitais atuais, neste caso uma Canon 5D MK II, a qualidade em ISO é muito boa, e neste caso, totalmente justificável.
Porém se você possui uma compacta digital do tipo cyberqualquercoisa, cuidado! Ultrapassando valores de ISO 400 ou 800, a qualidade de imagem das suas fotos começará a cair significativamente!!!

Mas ok, existem casos também onde não tem jeito, a luz é muito fraca, não queremos usar flash (para não quebrar o clima) e precisamos combinar abertura de diafragma grande e ISO elevado, para tentar no mínimo registrar a cena com o movimento necessário, como em shows e em apresentações de dança (estas verdadeiros desafios!)

Donny Nichillo - ISO 6400, f2.8, v 1/125

Grupo Mimulos - ISO 6400, f2.8, v 1/400
Bem, vocês podem ver que na foto do Donny eu tinha um fundo "desinteressante", e a luz estava NELE! Portanto 1/125 era a velocidade ideal.
Então pergunto para vocês: EXISTEM REGRAS DE EXPOSIÇÃO?
Existem regras técnicas, bem matemáticas como vocês podem ter notado, mas como fotografia É ARTE, importa muito o que nós queremos "falar" ao produzir uma imagem!
No caso do Donny, o tema era ele mesmo! No caso dos dançarinos, não havia luz neles, mas o cenário era bem interessante, e eu "previ" que eles se "fundiriam" (prever momentos é uma habilidade Jedi que vamos desenvolvendo com o tempo), então o tema nessa foto era o cenário e...O MOMENTO DECISIVO!
Nosso próximo tema para "elementos da foto"!
Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário: