terça-feira, julho 06, 2010

ADOBE "DARKROOM"


Recentemente retomei o contato com uma das coisas mais gostosas do mundo da fotografia!
FOTOGRAFIA EM FILME P&B!!!!! Da captura à cópia!
Algo que hoje está se tornando uma raridade. Infelizmente, faculdades de jornalismo e publicidade, não ensinam mais esta prática. Uma pena, pq estão tirando algo muito importante na minha opinião.
Então neste post, vou falar um pouco sobre isso...

1) A VISUALIZAÇÃO:

Começamos com uma grande novidade! Nós enxergamos em CORES! E agora?
O processo de criação de imagens em P&B em filme é muito particular. Vc me pergunta: como visualizamos algo em P&B????
Bem...Não tenho resposta pra essa pergunta. No meu caso, após um tempo, consegui eliminar a confusão das cores, e de repente tudo está em P&B ao meu redor. Algo como o Frodo quando coloca o seu anel, e entra em um mundo paralelo.
Leva um tempo claro, mas depois, parece que vc tem uma tecla no cérebro "B&W" (press INFO for filter effects).






Mas bem, vou dar uma dica pra ajudar um pouco! Arrume um filtro colorido, como o RED 25, e sem colocar na câmera, olhe através dele...já vai ajudar!!!

2) CAPTURA

Bom, aqui entramos numa particularidade! Captar em cores, e depois "converter" pra P&B no Photoshop/Lightroom é bem bacana e divertido, mas a escala é bem diferente!
Quando inventaram os filmes P&B, imagem colorida só em livros de ficção científica. Portanto, o princípio da captura, é outro. Se vc curte esse lado mega nerd, recomendo o livro TUDO SOBRE FOTOGRAFIA (de Buselle) ou se vc é NERD MESMOOO, "O Negativo" de Ansel Adams - O Deus do P&B.
Tudo isso pra te falar que não adianta vc pensar "ah, vou clicar no modo P&B da câmera, e pronto". Largue mão de ser pão-duro, compre uns filmes, e vá pra rua, parque, floresta, etc!!!

3) REVELAçÃO

Bom, dependendo da sua idade, vc pode não saber o que é isso mas...antigamente batiamos fotos, e tinhamos que esperar REVELAR!!! Aquela espera interminável, pra ir na loja e ver aquelas fotos tão esperadas e....ELAS FICARAM UMA BOSTA!
Pois é meu caro leitor! Se vc é daqueles que dá 30 clicks pra acertar uma, respira fundo, concentra, dá aquela jogada de ombros da Hortência antes do lance livre, e use aquelas 36 poses com maestria!!! Presta atenção na composição, nas luzes, observe bem os detalhes, e..."TRUST THE FORCE".
Claro, se vc usa filme 120mm hahahaha! Muuuuito melhor! Hasselblad - 12 fotos/filme! Pentax 67 - 10 fotos/filme
Eita coisa chata né?! Mas veja bem! E veja em P&B!!!!
O que eu gosto mais de trabalhar com o médio formato, é o aproveitamento! Com isso, somos obrigados a prestar muita atenção no que fazemos. Não é pelo custo do processo, mas é diferente. O JR DURAN disse numa palestra, que qdo ele usa a PENTAX 67 (câmera favorita dele), das 10 fotos que o filme proporciona ele tem pelo menos 5 fotos boas!
Mas voltando à revelação...chegando no laboratório, precisamos deixar todas as preocupações e coisas que nos distraiam do lado de fora! É um processo artesanal, ortodoxo até e que pra fazer bem-feito, demanda muita atenção.
Começamos por rebobinar os filmes, colocar eles num carretel, e colocar o carretel num tipo de lata. Fácil, não fosse o caso de ter que fazer isso em total escuridão...
Carretel alimentado, coloca tudo numa lata, fecha com a tampa - pode acender a luz deposi disso - e ai, vai jogar um primeiro banho apenas com água, pra tirar possíveis sujeiras!
Enxaguou, coloca o químico! Dependendo do filme que vc usou, o tempo de imersão varia, mas sempre é necessário dar uma agitadinha a cada 20 ou 30 segundos.

Passado o tempo, recupera o químico (sim, pode usar em outras aventuras depois), enxagua, e faz um tratamento final depois, pra eliminar químicos que possam estragar teu filme depois. Esse processo pode levar até 2h. O problema? Bem, gasta-se muita água e isso me incomoda muito!
Existem "fotógrafos verdes" que usam água de chuva pra isso, apena tratando ela antes do processo. Super-valido!!!
Bom, deixe o filme secando, e aguarde a próxima etapa!

4) A CÓPIA

Usando a linguagem dos computadores podemos fazer o seguinte:

if photographer "has no time/patience" - goto scann:
if photographer "has no hurry" - goto enlarger

Ou seja, tá com pressa, cata o negativo, recorta, e coloca num scanner! Se ele for bom...não vejo perdas!
Quer se divertir e fazer mais terapia? Bom, entra na salinha escura de novo, acenda a luz vermelha, e divirta-se!!!! Luzes vermelhas são sempre interessantes...

vc vai pegar, recortar o filme em tiras,e colocar sobre um papel fotográfico! Isso na vermelhidão ok!!! Sobre os filmes, coloque um vidro, e ai...pegue aquele instrumento tirado de um livro de Asimov chamado AMPLIADOR!
Vc vai jogar luz (ai a luz vermelha sai de cena) sobre essas tiras de filme, e fazer sua FOLHA DE CONTATO!

A folha em que nada apareceu, será jogada num REVELADOR de papel, e por uma obra de mágica - em muito responsável por eu ser fotógrafo hoje - vai fazer com que aos poucos, apareça a imagem latente.
Gente, posso pedir ao Jorge Amado explicar isto mas...SÓ FAZENDO! É LINDO DEMAIS!
Bem, depois é fazer o mesmo, mas apenas com a foto que vc gostou mais. Apenas vai recortar o fotograma, colocar numa moldura, e ampliar uma unica foto! DEMAIS!
ai vem aquela cena clássica, das folhas de papel molhadas, penduradas num varal secando.

Bom, isso pode soar algo insano mas...é pura arte gente! Garanto a vcs, que após realizarem isso um dia, vcs podem nunca mais vir a fazer, e trabalhar tudo no Photoshop ou Lightroom, mas vai mudar muita coisa no jeito de vcs perceberem fotografia, e vcs poderão adquirir um vício danado!!!!

Romântico demais? Piegas? hummm ok, agora veja este cenário!
Seu neto em 2060 na casa do avô, vendo uma foto na moldura, de alguém bemmm novinho, magro com cabelo, bonitinho até, hahahaha! "Quem é esse vô?"
"Seu pai oras! eu fotografei ele com aquela câmera ali! Revelei eu mesmo!"
Bom, após vc explicar pra ele que aquilo é uma câmera, e se usava antes de fotografarmos usando o celular/relógio/mp76, e o que é REVELAR, acredito que ele vai ter uma cópia na mão, feita por vc!
Diferente de um CD riscado, HD ferrado ou cópias de lab desbotadas.
Ah mas e as impressões em jato de tinta? Acho maravilhosas, super-promissoras mas elas vão ter que provar ao TEMPO, que elas realmente vão durar o que prometem. Assim como fotos de + de 100 anos provaram.
Obviamente eu sempre prefiro o melhor sistema! Francamente acredito que se funcionar mesmo, o melhor sistema será capturar em digital, ou até mesmo, em filme P&B e digitalizar (existirá tbem material de arquivo e esse não tem jeito), e imprimir isso com jato de tinta num papel de alta qualidade, que não deve nada pro processo "molhado". O "LIGHTROOM" (não ganhei nada da Adobe, mas poderia né?!) prevalecendo sobre o "DARKROOM" (e a Kodak e Ilford tão me xingando agora)!
Mas acreditem, ver uma imagem sendo formada num papel, sob uma luz vrmelha, é infinitamente mais interessante, que apertar Ctrl+P!
Muito obrigado!

Nenhum comentário: